sexta-feira, 12 de julho de 2013

Pão caseiro com fermento biologico seco!!!

Dicas:
Quando você quer fazer pão em casa e se depara com um saquinho de fermento seco sempre fica na dúvida da quantidade que vai usar. A proporção é um saquinho de 10 gramas tem a mesma força de dois tabletes de fermento fresco (30 gramas). A outra característica, é que no caso do fermento seco, você pode misturar diretamente na massa, sem esperar aquele tempinho do fermento reagir, como se faz com o fermento fresco. No mais, é tudo igual.

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
Três colher (sopa) de açúcar
Uma colher (sopa) de sal
Um colher (sopa) rasa de banha, ou 1/4 de xícara de óleo de soja, ou 1 colher (sopa) de margarina
Três copos (americano) de água morna
Dois envelope de fermento biológico seco (10g) ou 2 tabletes de fermento fresco (30g)

Como fazer:
Em uma vasilha coloque os três copo de água o açúcar, o fermento e a água tem que ser morna,mexa como se fosse um mingau  deixe essa mistura crescer de 10 a 20 minutos (conforme a temperatura ambiente, com o frio demora mais). Em um recipiente coloque a farinha de trigo, o sal, a banha e o fermento já crescido. Sove a massa acrescentando o fermento aos poucos até que a mesma desgrude das mãos. Cubra com um pano e espere crescer por aproximadamente 1 hora. Após o crescimento divida a massa em três partes. Abra a massa com um rolo ou cilindro em uma superfície lisa e enrole a massa como um "rocambole". Coloque a massa em uma forma untada e espere crescer novamente até dobrar de volume.
Leve ao forno pré-aquecido por 30 a 45 minutos, 15 minutos no fogo alto e os últimos 15/30 minutos no fogo médio/baixo, vai depender de seu forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário